terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sobre Atores, Talento e Fama. Qual é a relação?


Às vezes, eu fico um pouco chateada quando eu vejo um ator nada talentoso fazendo o maior sucesso na mídia mais do que aqueles que mereçam mais credibilidade. Mas por que eu estou escrevendo sobre isso? Porque eu fiquei cansada dessa história.

Primeiramente, eu vou dar uma lista de quatro atores que eu considero os melhores. Eles podem não ser para você, mas são para mim e, no mais, o post não foi feito para defender a ideia que eles são os melhores, mas para mostrar a diferença entre ator, talento e fama.

Na minha teoria, existem três tipos de atores: os famosos e talentosos, os apenas talentosos e os apenas famosos. Desses quatro atores que eu escolhi, somente a categoria "Apenas Famosos" não está por motivos óbvios.

Em ordem de talento: Christian Bale, Ralph Fiennes, Barry Pepper, Heath Ledger.


Christian Bale: Ele está na categoria "talentoso-e-famoso". Desde que o Império do Sol, de Spielberg, Bale mostrou ao mundo o quão talentoso ele era e é. Embora o filme lhe deu créditos, os críticos não gostaram do filme (que eu acho que é injustiça) e Bale teve muitos problemas após o filme, sendo uma criança de 13 anos de idade apenas. Seu primeiro filme deu-lhe um pouco de fama, mas problemas também. Bale aumentou sua fama apenas em Psicopata Americano, em seguida, Batman Begins. O último fez dele um dos atores mais famosos do mundo e sua popularidade aumentou para 2º lugar no ranking do IMDb por causa de O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Concordo com sua fama: Bale merece, porque ele é muito talentoso. E outra coisa: Bale atuou em grandes filmes como The Flowers of War, O Vencedor (que ganhou o Oscar, merecido), O Grande Truque, e assim por diante. Isso lhe deu grandes oportunidades. Além disso, Bale é um dos poucos atores que mudam o corpo para atuar. Cerca de três ou quatro vezes, Bale perdeu muito peso só por causa de seu trabalho. É dele o recorde de maior perda de peso para atuação em O Operário. Ele é um dos atores que não se importam de ser galã nos filmes.


Ralph Fiennes: Fiennes começou sua carreira muito cedo como Bale. O Reino Unido é um dos melhores lugares para a atuação, filmes e/ou teatro. Por isso, Fiennes teve a oportunidade rápida. Antes de ir ao cinema, Fiennes era muito bom em teatro. Então, ele veio para TV em Prime Suspect e em A Dangerous Man: Lawrence After Arabia como T.E. Lawrence. Mas ele tornou-se famoso com O Morro dos Ventos Uivantes e Spielberg, o mesmo que escolheu Bale entre 4000 crianças para atuar em Império do Sol, escolheu Fiennes para ser Amon Goeth em A Lista de Schindler, um dos melhores filmes do mundo. Como Bale, Fiennes mudou seu corpo para atuar neste filme. Mas ... infelizmente, ele não ganhou o Oscar. Fiennes atuou em outros grandes filmes, no entanto ele diminuiu a qualidade deles nos últimos anos; filmes como Fúria de Titãs e Harry Potter. Isso não faz Fiennes um ator ruim de maneira nenhuma. Ele está na categoria "talentoso-e-famoso".


Barry Pepper: Pepper está na categoria "Apenas-talentoso", pelo menos aqui no Brasil. Pepper é canadense, não britânico, não americano ... mas ele é tão bom quanto Bale e Fiennes. O filme que lhe deu um pouco de fama foi O Resgate do Soldado Ryan do mesmo diretor que descobriu Bale e Fiennes, Steven Spielberg. Depois disso, Pepper mostrou que ele era muito talentoso em filmes como The Snow Walker, 25th Hour, À Espera de um Milagre e assim por diante.


Heath Ledger: Ele tinha duas categorias: Em vida, "apenas-talentoso", após a morte: "talentoso-e-famoso". Heath Ledger não atuou em uma grande quantidade de filmes por causa de sua curta vida, mas a partir de O Segredo de Brokeback Mountain para O Cavaleiro das Trevas (com Bale), Ledger mostrou ao mundo o quão talentoso ele era. Em O Segredo de Brokeback Mountain, Ledger atuou como um cowboy gay e ele atuou muito bem. No entanto, ele não levou o Oscar. Em O Cavaleiro das Trevas, Ledger criou um novo conceito para o pior inimigo do Batman, The Joker: a maquiagem, os movimentos estranhos da língua, e a maneira como ele agia, o jeito insano dele. Por isso, ele recebeu postumamente o Oscar no dia da morte de seu aniversário. Bem merecido.

Lista de atores da categoria "Talentoso-e-Famoso": Michael Caine, Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon Levitt, Brad Pitt, Johnny Depp, Geoffrey Rush, Ian McKellen, Sean Bean, Emily Watson, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Colin Firth, Kate Winslet, Miranda Richardson, Liam Neeson, dentre outros.

Esta lista tem apenas atores desta categoria: Aqui.

Lista de atores da categoria "Apenas-Talentoso": Sean Patrick Flanery, David Kross, Bruno Ganz, Damian Lewis, Tom Hollander, John Turturro, August Diehl, dentre outros.


Agora você quer um exemplo de "Apenas-Famoso"? Vou escolher um que eu adoro: Norman Reedus. Desculpe, mas ele não é um bom ator. Ele é famoso apenas por causa de Daryl Dixon, somente. E eu vejo muitas pessoas dizendo que ele é o melhor ator do mundo ... O QUÊ?? NÃO MESMO! Basta assistir suas performances e me diga se ele é bom! Mesmo em The Walking Dead, ele não é tão bom ... e só prestar atenção: todos os seus personagens não são diferentes! Eles são os mesmos! A MESMA ATUAÇÃO! E as pessoas me dizem que ele é o melhor?? Não.

Lista de atores da categoria "Apenas-Famoso": Robert Pattinson, Daniel Radcliffe, Kristen Stewart, Jennifer Lopez, Orlando Bloom, dentre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário