terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Semiótica reina em O Operário - Parte 1


O Operário (The Machinist no original) de Brad Anderson é intrigante e cheio de signos, sinais que tem uma interpretação importante para o decorrer do filme. Quem nunca assistiu a esse filme, recomendo que não leiam este texto por hora. Quem já, sabe do que eu estou falando.

A Semiótica é o estudo dos sinais que são divididos em aparência, conteúdo e interpretação. Em O Operário, centena de sinais dão vida ao filme e leva o espectador a fazer suas conclusões diante das situações que Trevor Reznik (Christian Bale) tem que enfrentar.

A história é sobre um operário que sofre de insônia crônica e chegou a não dormir por um ano. Sua situação mental e física estão no limite e, com isso, Trevor começa a agir de forma estranha diante de seus colegas de trabalho e de Stevie, uma prostituta que sempre está ao seu lado. Essa insônia de Trevor não é o problema principal, mas ela foi causada por algo bem pior. E aí é que entra a Semiótica no filme.

IVAN

Sem sombra de dúvidas, este personagem é o maior símbolo do filme e é conectado na vida de Trevor de duas maneiras (interpretações), porém sem tirar o conteúdo e as aparências.

Durante o filme, Ivan é um outro operário da mesma fábrica que Trevor e sua primeira aparição nesta foi no dia que Miller, colega de trabalho de Trevor, perdeu o braço em um acidente. Foi justamente Ivan quem fez Trevor se atrapalhar e ocasionar o desastre. Depois do acontecimento, Trevor passa a perseguir Ivan perguntando sobre ele pela fábrica, mas ninguém diz que o tal do Ivan trabalhava lá, nem mesmo nos recordes de antigos funcionários ele estava.



Certa vez, Trevor perseguiu Ivan no carro. Ivan estava em um vermelho com a placa 743CRN. Sem obedecer a sinalização, ele passa com o sinal vermelho em um cruzamento com uma grande torre monumental à frente. Com pressa de alcançá-lo, Trevor faz o mesmo. Perceba que tudo naquele cenário são signos para o desenvolvimento da história. O modelo do carro, a placa, o jeito das atitudes de Ivan nesse cruzamento e o ambiente. Até mesmo a imprudência que Trevor faz para ir atrás de Ivan faz parte desse grupo de signos.

Trevor parou em um bar onde Ivan vai importuná-lo. O careca mostra sua mão toda danificada devido à um acidente no passado. Isso faz Trevor se lembrar do acidente que ocorrera com Miller. Logo em seguida, Ivan vai ao banheiro e deixa sua carteira no balcão. Trevor, curioso, olha dentro dela e acha uma foto de Ivan com um colega dele ao lado segurando um peixe. Ivan segurava uma vara de pescar e usava uma camisa preta com as palavras "Justice Brothers". Achada aquela foto, Trevor pensava que poderia provar a existência de Ivan para seus colegas de trabalho e assim, sua inocência em relação ao acidente de Miller.

Tudo isto são signos, mais uma vez, de algo que aconteceu na vida de Trevor um ano atrás. Ivan seria Trevor antes da terrível insônia: em um dia, ele estava em seu carro vermelho, placa NRC347 (o contrário da placa de Ivan), apertando o acelerador enquanto acendia seu cigarro. Ele não percebeu que uma mulher e um garotinho estavam atravessando a avenida e, por consequência, atropela o pobre menino no mesmo local que Ivan costumava furar o sinal vermelho. Mesmo cenário, o monumento, tudo. Trevor foge dali e no meio do caminho, ele se amarga no arrependimento, o que ocasiona a insônia crônica.


A foto que ele acreditava ser de Ivan era ele mesmo. Até mesmo a mesma camisa preta Trevor usa para se entregar para a polícia, onde finalmente ele obtém a paz e consegue dormir.


No próximo post, outros sinais importantes que esse acontecimento na vida de Trevor trouxe para seu presente doloroso.

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