sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Explicando o Glam Rock: Velvet Goldmine


Nossa, está com um bom tempo que eu não posto nada aqui. HAHA. Enfim, para aqueles que se sentem ofendidos com os temas "Homossexualismo", "Bissexualismo" e "Crossdressing", sugiro que nem leiam esse post. E para aqueles metaleiros de plantão que odeiam estilos como Glam Rock (tema do filme deste post), New Wave, Punk, etc e tal, parem nessa linha mesmo. E os que detestam David Bowie, Iggy Pop e afins podem tirando o cavalinho da chuva! O post deste momento tem como filme o incrível filme Velvet Goldmine de Todd Haynes. Já falei de um filme do Haynes aqui, I'm Not There que conta a história do Bob Dylan. Enfim, esse diretor adora fazer um filme sobre música e eu dou valor a esse tipo. Não porque é polêmico, mas porque adoro música e os gêneros que eu mais gosto estão longe de serem Metal (há exceções, como sempre!). Ok, não estou aqui para falar dos tipos de música que eu curto e sim sobre o filme.


A história gira em torno de três personagens: Brian Slade (Jonathan Rhys Meyers), Curt Wild (Ewan McGregor) e Arthur Stuart (Christian Bale). Stuart passa o filme inteiro pesquisando e entrevistando pessoas que tiveram contato com Brian para escrever um artigo no jornal onde ele trabalha. Dessa forma, o filme é feito com flashbacks, inclusive da reação de Stuart em relação ao Glam. É fictícia, mas simboliza a ascenção do Glam Rock, o momento de glória e a decadência no começo dos anos 80. O nome do filme é o nome de uma música de David Bowie, um dos principais devotos do Glam na década de 70. O mais engraçado é que ele atua com Bale em O Grande Truque. Enfim, voltando ao foco, Brian representa Bowie na sua era mais Glam Rock: crossdressing (homem se vestir de mulher e vice-versa) e a sua fama no topo. Curt representa o encontro dos estilos de Bowie com Iggy Pop e Lou Reed e Arthur representa nada mais nada menos que o fã de Glam Rock daquela época: curiosidade em relação à sexualidade, sua admiração pelos ídolos e a decepção de como tudo terminou.

Os fãs de Glam Rock da década de 70 no filme com suas roupas andróginas. Um deles é Arthur Stuart (Bale).
Brian tinha problemas em fazer sucesso até conhecer Curt, que o ajudou a alavancar sua carreira. Ambos se tornaram amantes (sim, o filme mostra claramente a cenas deles). Enquanto isso, Stuart se torna fã do Glam, sentindo vontade de usar os mesmos acessórios, de provar um homem sexualmente e de se vestir como um andrógino usando maquiagem e brincos. Sua família o humilha por isso, mas mesmo assim, Stuart continua sendo fã até mesmo depois da decadência do Glam, representada pelo assassinato de Brian. Depois de um bom tempo, já sendo jornalista, Stuart pesquisa sobre a vida de seus ídolos para escrever um artigo. Ele descobre que Wild era amante de Slade, que ambos tiveram uma briga feia que ajudou para a derrocada do gênero. Ele também se lembra da transa que ele teve com Wild em um dos show, no telhado de um prédio. No final, Stuart se reencontra com Wild que lhe presenteia com um broche, que, no filme, traz o sucesso para seu portador. O primeiro a achar o broche foi Oscar Wilde, brilhante escritor (e um dos meus preferidos) que fora acusado de homossexualismo e preso por isso.

Para os fãs de Glam Rock de plantão e até mesmo, simpatizantes do amor gay, recomendo fortemente o filme. A trilha sonora vai de Iggy Pop até mesmo Thom Yorke, vocalista do Radiohead, que empresta sua voz em algumas músicas cantadas pelo personagem Brian. Os atores estão de parabéns: representaram muito bem seus papéis e deram um show de atuação. Muito dos diálogos desse filme vem de Oscar Wilde, que foi outro motivo para eu adorar mais ainda Velvet Goldmine. Todd Haynes é realmente o diretor da música, então mesmo que eu não curtisse Glam, iria adorar esse filme.

Enfim, só não gosta desse filme quem não for fã de Glam ou/e que tenha preconceito, hahaha! Porque as cenas desse filme são hot, e adoro um amor gay. Mas, assista mesmo pela história da música, principalmente você que está estudando para isso. O filme é cheio de detalhes sobre os cantores Glam, apesar de ser fictício.

Nota Final: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário