quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Psicopatia Yuppie de Patrick Bateman


"Eu tenho que devolver alguns videocassetes!" Ha! Sem sombra de dúvidas essa foi uma das frases mais marcantes do filme Psicopata Americano (American Psycho, no original). E um dos personagens mais cultuados atualmente, o psycho Patrick Bateman (Christian Bale), é um ser complexo, cheio de frescuras e problemas psicológicos. E não, ele não só sofre de psicopatia como vemos no final do filme: esquizofrenia, alucinações (que chegam até lembrar outro personagem de Bale, Trevor Reznik de O Operário), bipolaridade e todo tipo de doença mental que pensar. Apesar de tudo isso, Bateman não perde seu charme e cuida de seu corpo quase toda hora. Riquíssimo, leva a vida de yuppie formado em Harvard para esconder seu lado negro.

Mas o que é ser Yuppie, Jessica? Yuppie é o contrário de Hippie, é aquele que tem muito dinheiro, vive em festas chiquérrimas, tem um gosto bom para marcas de qualquer coisa (bebida, roupa, carro) e normalmente trabalha na Wall Street (ou, se não mora em NYC, em algum lugar referência mundial). Um yuppie famoso além de Bateman é o personagem do Barry Pepper em 25th Hour, Francis Slaughterly. Mas, voltando ao Bateman, ele é o tipo de cara perfeito para as mulheres vendo de longe: rico, lindo, tem bom gosto e distibui sorrisos. E quando você aplica a Semiótica em Patrick, você acaba tendo uma visão totalmente diferente. Não julguem o livro pela capa.

Patrick é fã de música do tipo Love Song (com certeza você já ouviu uma dessas), se exercita regularmente, deixa sempre o seu apartamento limpo, assiste a filmes pornôs e de psicopatas e adora enfiar um machado na cara de alguém. E o mais engraçado é que ele mata suas vítimas em seu próprio apê!


Uma das cenas psycho de Bateman mais engraçadas do filme é quando ele mata Paul ao som de Hip to be Square.


"HEY PAUL!" Percebe-se que ele ainda toma seu medicamento antes de cometer o homicídio! E o fato dele vestir uma capa de chuva para não sujar seu terno é muito engraçado. Ele ajeita o cabelo, acende um charuto e aprecia o resto da música como se nada tivesse acontecido. E não podemos nos esquecer que ele dança o tempo todo, fazendo até um moonwalk. "YOU FUCKIN' STUPID BASTARD!"

Outra cena hilariante é quando Luis mostra seu cartão para todos e Bateman fica com inveja. Ele tenta matar seu colega de trabalho no banheiro, mas é surpreendido com a homossexualidade de Luis.


O jeito da expressão de Bateman quando Luis beija sua mão é muito engraçado! Ele parece que vai vomitar, hahaha! E ele ainda lava as luvas de tanto nojo que ele sente. Esse tique nervoso me lembrou outro personagem, dessa vez do Leo DiCaprio em O Aviador, Howard Hughes. "I gotta return some videotapes!"

Mas nessa cena, sem dúvidas, você ficou agoniado! ATENÇÃO CRIANÇAS, não vejam se forem menores de 18. Hm... ok, nenhuma de vocês vão me ouvir mesmo, enfim...


Eu não sou psicopata, mas essa é uma das minhas cenas preferidas, hahaha! É incrível como Bale consegue transformar uma cena horrível dessas em algo engraçado.

Não vou colocar mais cenas aqui, principalmente porque se você não viu o filme ainda, vai perder a graça. Essas acima são as minhas preferidas, mas tem outras partes hilariantes neste filme. Para você que gosta de um bom humor negro, Psicopata Americano é uma ótima pedida.

Nota Final: 8,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário